Dica 1. Analise as questões antes de ler o texto. Elas têm informações importantes que podem ajudar na compreensão de texto, principalmente na primeira parte da prova em que as questões estão em português.
Dica 2. Analise o título; ele apresenta o objetivo central do texto. Leve em consideração ainda a referência bibliográfica. Ela indica o tempo verbal do texto, o caráter do texto (informativo, crônica, narrativo).
Dica 3. Lembre-se de que o contexto é soberano quanto ao significado da palavra, portanto analisá-lo é fundamental antes de marcar a resposta sobre uma questão de léxico.
Dica 4. Não “empaque”. Se a palavra for difícil, tente tirá-la pelo contexto. Se não der certo, siga em frente sem se perturbar.
Dica 5. Cuidado com as questões de conjunções. São as mais importantes da prova. Lembre-se, principalmente, das adversativas (pero, sin embargo, no obstante, sino e mas) que introduzem uma idéia de oposição.
Dica 6. Ainda em conjunções, tenha cuidado com a palavra aunque, que significa embora ou mesmo que, e estabelece uma idéia de concessão.
Dica 7. Nas questões de tempo verbal, o importante é não temê-las. Lembre-se de que a prova cobra, na maior parte das vezes, tempos bem usuais como Presente do Indicativo, Pretérito Indefinido (corresponde ao nosso Perfeito), Futuro do Indicativo, Pretérito Imperfecto e Pretérito Imperfecto del Subjuntivo.
Dica 8. Há, na Língua Espanhola, dois Pretéritos: o Indefinido e o Perfecto Compuesto. Eles são sinônimos desde que não haja um marcador de tempo (quando). Exemplo: Juanito aprobó em el vestibular / Juanito ha aprobado en el vestibular.
Dica 9. A palavra mientras estabelece uma idéia de tempo e simultaneidade e pode ser substituída pelas expressões a la vez, en tanto que e pela palavra entretanto.
Dica 10. Lembre-se de que pode haver, nas últimas questões da prova, uma que aborde palavras de duplo sentido. É fundamental voltar ao texto e conferir alternativa por alternativa.